Qual luminária ideal? Part II

 em Minha Casa

Na etapa de  hoje falaremos de 3 luminárias extremamente importantes e muito utilizadas nos ambientes, são elas.

  • Luminária  Arandela
  • Luminária de Mesa
  • Luminária de Chão
  • Luminária  Plafon

LUMINÁRIA ARANDELA

Arandelas são luminárias fixas na parede com faixo de luz projetado de maneira aleatória  fornecendo luz de apoio e difusa , dando um toque de charme e elegância ao ambiente. Existem diversos modelos de arandela, com tamanhos, cores e estilos diferentes o maior cuidado que devemos ter é analisar bem o design da peça escolhida, pensando no estilo de decoração do ambiente para que não destoe quebrando harmonia, caso contrário o que ficaria perfeito, pode ser desastrosamente incomodo aos olhos.

É importante saber que esse tipo de luminária não é indicada  para iluminar todo um ambiente,  pois sua intensidade  não é suficiente para um cômodo inteiro, elas funcionam como um artifício decorativo para uma iluminação mais romântica e aconchegante, e são perfeitas para assistir filmes ou para uma luz de fundo. Existe no mercado alguns modelos mais clássicos que imitam candelabros antigos, que são maravilhosos, seja em uma decoração Clássica ou até como toque de elegância na decoração Contemporânea.

Arandelas são luminárias permitidas em todo e qualquer ambiente,  o seu uso no corredor é uma boa solução por ter um efeito decorativo interessante, se forem distribuídas  ao longo do corredor, lembrando sempre de manter um espaço considerável entre elas para que um faixo não invada o outro. Caso opte por essa opção use lâmpadas de baixa intensidade, para não iluminar demais se não ao invés de aconchego ficará carregado e irritante causando ofuscamento.

LUMINÁRIA DE MESA

Também chamada de  abajur  (palavra de  origem francesa que significa “abaixar a luz” ou “quebra-luz) as luminárias  de  mesa são excelentes modelos para uma iluminação individual dando um clima mais intimista no ambiente, e podem ser utilizados em diversos cômodos da casa, sobre o criado-mudo ou mesa de cabeceira, mesa lateral ou aparadores.

No dormitório elas são perfeitas para uma boa leitura antes de dormir, já  em áreas de trabalho é importante ter uma  peça adequada sem interferir no reflexo da tela do computador com sombreamentos atrapalhando a leitura, para essa área o ideal é uma luminária de  mesa articulada com iluminação focal. Já nos dormitórios qualquer modelo é bem vindo seguindo o conceito e estilo de decoração, o abajur com cúpula da um ar mais aconchegante em criados mudos ou mesas laterais no quarto.

LUMINÁRIA DE CHÃO

As luminárias  de chão além de iluminar ambientes como sala de jantar, quartos, salas de TV de descanso e leitura de forma prática e simples, funcionam como peças decorativas, tem peças que são verdadeiras esculturas dando ao ambiente aconchego e sofisticação. Basta aliá-la a uma poltrona confortável e pronto! Seu cantinho para leitura está garantido. Apesar da sua funcionalidade se assemelhar ao da luminária de mesa, a luminária de piso não necessita de um móvel de apoio, porém, é necessário espaço para que não comprometa a circulação no ambiente. Elas podem ser fabricadas em diversos materiais e se adequar a vários estilos de decoração, servindo como uma das peças-chave da composição.

Alguns modelos de luminária são reguláveis além das de ferro com articulação mais reforçada, mas independente do modelo escolhido é preciso se atentar também ao estilo de decoração do cômodo. Com a variedade de modelos de luminária de piso que existem, será fácil encontrar a que mais te agrade e combine com a sua décor.

LUMINÁRIA PLAFON

Essa é uma das mais conhecidas, os plafons tem espaço garantido nos projetos de iluminação de casas, apartamentos e ambientes comerciais. Eles são encontrados com várias intensidades de luz e no mercado há uma infinidade de modelos de plafon, para os estilos de decoração mais diversificados,  sendo assim a opção mais utilizada para iluminar os ambientes, proporcionando uma iluminação geral. As luminárias de modelo plafon são posicionadas junto ao teto e podem causar luz direta ou indireta. Quando são feitas em vidro, elas irradiam luz em direção ao teto, refletindo indiretamente para o ambiente. Criando, menos sombra proporcionando uma iluminação mais agradável aos olhos. Quando direta, o vidro não impede que a luz alcance todo o espaço, com uma iluminação direta. Existe o plafon de embutir (para forros específicos) e o plafon de sobrepor (para teto de alvenaria) os modelos quadrados de embutir costumam ser mais modernos e discretos.

Quanto aos modelos em áreas como banheiro, cozinhas, e áreas de serviço dê preferencia para os mais lisos, para facilitar a limpeza e manutenção. Já em dormitórios e salas de estar ou jantar os maias decorativos e detalhados dão um toque mais delicado com um charme a mais no ambiente.

Gostou? Então fique ligado, que nas próximas semanas traremos a terceira parte, para te ajudar a definir que luminária sua decor nova terá no próximo ano.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar