Qual a maneira correta de utilizar tapetes?

 em Minha Casa

Amados  por alguns e odiados por outros, por ser assimilado a acumulo de poeira os tapetes são peças fundamentais na decoração, eles tem o poder de aquecer o ambiente em um toque único de aconchego deixando o espaço  acolhedor.

Sabemos que existem algumas dúvidas recorrentes sobre o uso de tapetes, então fizemos esses 5 passos para te dar todo o suporte necessário na escolha do tapete ideal, pois com certeza, sua sala com um sofá Komfort!

1- Qual o tamanho ideal?

2- Qual formato?

3- Qual o material mais adequado?

4- Qual cor e como combina-lo com  a minha decoração?

5- Como evitar escorregões?

 

1- Qual o tamanho Ideal?

É importante que o tapete esteja perfeitamente adequado às dimensões do espaço, o tapete serve para demarcar o espaço, então quando ele não está na medida adequada fica extremamente estranho e sem nenhum atrativo no ambiente, por exemplo um tapete  pequeno em frente ao sofá, além de desproporcional não é muito seguro, principalmente no caso de ter crianças ou idosos na residência, à probabilidade de tropeçar causando um acidade é grande. O ideal é que o tapete fique entre  20 centímetros ou mais em baixo do sofá e dos demais moveis trazendo conforto visual e segurança. Outra opção é abraçar o ambiente como um todo delimitando ele.

Em contra partida da mesma maneira que um tapete pequeno não dá muito certo, um tapete grande demais também fica bem desajeitado no espaço, Imagine um tapete que ultrapassa demasiadamente o sofá e o limite do ambiente? Pois é além de estranho também não trará segurança.

2- Qual  formato? 

REDONDO – Os tapetes redondos são um pouco mais difíceis de usar na composição, pois é mais complexo distribuir os móveis sobre ele, porém são bem atraentes, principalmente pra quem se identifica com o estilo contemporâneo representado em forma mais orgânicas.

A maneira mais interessante de utilizar o tapete redondo é distribuindo o mobiliário sobre ele, então para que este layout funcione bem o ambiente deve ser amplo trazendo assim simetria, mas quem tem ambientes mais compactos também pode ousar  distribuindo vários tapetes redondos e interligando eles, dando um ar mais descolado com assimetria. 

QUADRADO/RETANGULAR – Já os tapetes quadrados e retangulares são mais tradicionais e fáceis de aplicar em qualquer estilo de ambiente o segredo está na escolha das cores e formas. No caso de ter um tapete pequeno com formas interessantes que não se adapta ao espaço, utilize ele sobre um tapete liso como se fosse uma obra de arte em uma moldura com paspatour. Simples e acolhedor.

3- Qual o material mais  adequado?

As opções são as mais diversas, o que devemos nos atentar é a necessidade ou limitação do ambiente. 

Tapetes de Sisal (sintético ou natural) – Pode ser utilizado na sala, dormitório e até mesmo na cozinha ou corredor na versão passadeira. 

Tapetes Felpudos – O uso mais adequado é para ambientes relaxantes, sala de tv, ou dormitórios, ele não é muito indicado para quem tem alergias respiratórias e o cuidado com a limpeza deve ser mais intenso. 

Tapetes com desenhos – Nesse linguagem temos opções como o Kilim (com desenhos geométricos), Persa (tecelagem com figuras características da cultura e arte persa), Aubusson  (clássico francês, extremamente sofisticado, apresentam desenhos de paisagens) Patchwork (com uma infinidade de formato e estampas na maioria das vezes bem coloridos).

4 – Como combina-lo com  a minha decoração?

Uma dica infalível pra que seu ambiente tenha uma combinação harmônica digna de uma orquestra é combinar o tapete com almofadas, combinando cores ou formas. Há também a possibilidade do seu tapete se destacar em um ambiente neutro monocromático, basta não esquecer a importância do equilíbrio e lembrar que menos é  sempre mais.

5- Como evitar escorregões?

Para evitar escorregões que causam desconforto e constrangimento, evitamos acidentes fixando produtos antiderrapantes embaixo do tapete. Temos três opções  que podem salvar a composição do seu ambiente.

– Manta de PVC (colocação por especialista);

–  Antiderrapante Acrilex conhecido como segura tapete;

–  Fixação de tiras de borracha no meio e/ou nas borda.

Esperamos que após essa super Komfort Dica você se sinta mais tranquilo na hora de comprar os seu tapete, dando mais aconchego e conforto ao seu lar.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar