Qual luminária ideal? Part I

 em Minha Casa

Ao realizar um projeto de um ambiente, sempre pensamos nas cores, nos móveis e nos acessórios decorativos. Infelizmente, nem sempre lembramos da iluminação . Diferente do que muita gente pensa a iluminação é tão importante quanto ter um bom sofá ou uma boa cama e no mercado existe diversas linhas de luminárias além de modelos específicos, nessa dica vamos te orientar como equilibrar sua casa com  uma iluminação interessante, versátil e funcional. Afinal a  luminária não só ilumina o ambiente no geral , ela pode dar destaque a algo especial, ajudar a esconder alguma imperfeição e dar vida ao ambiente.

Quando vamos fazer uma iluminação é muito importante separar o circuito pra que cada área seja iluminada por partes isso parece bobo, mas ajuda bastante no resultado, pois o que você deseja é uma sala com uma iluminação bonita e aconchegante e não uma iluminação com excessos causando ofuscamento.  Abaixo listamos os principais modelos, tanto os que podem ser instalados com pequenas obras  quanto os mais  simples  podem ser instalado s  de maneira prática  e sem quebra quebra.

Temos basicamente 9 modelos a conhecer.

  1. Luminária Pendente
  2. Lustre
  3. Luminária Arandela
  4. Luminária de Mesa
  5. Luminária de Chão
  6. Luminária Plafon
  7. Luminária de Embutir
  8. Luminária Spot
  9. Luminária Trilho

Então para simplificar vamos dividir  essa dica em 3 etapas… Hoje falaremos sobre As luminárias Pendentes e Lustres. Quando falamos de pendentes e lustres geralmente  a maioria das pessoas confundem como se fosse exatamente a mesma coisa, porém existem diferenças básicas que caracterizam as peças, vamos te deixar fera na arte de escolher uma boa iluminação para sua casa.

Os Lustres  e Pendentes são luminárias suspensas no teto que além de iluminar, tem efeito decorativo. A diferença entre eles é que os pendentes são compostos por longos fios que deixam a iluminação mais próxima de pontos específicos, já os lustres possuem ramificações (braços) para diversas lâmpadas que se unem a uma estrutura central, Eles geralmente possuem uma estrutura mais decorativa do que funcional.

Abaixo listamos algumas características importantes dessas luminárias tão queridas e muito usada nos ambiente.

LUSTRES

  • São suspensos no teto;
  • Formados por vários braços;
  • Servem para a iluminação principal ou simplesmente para iluminação decorativa de um ambiente;
  • Existem várias modelos de lustre que vão desde peças muito antigas feitas de cristais de murano e metais pesados importados muito valiosos, até peças simples  feita em que vidro ou cristal e metal simples cumprem perfeitamente o papel na iluminação e na decoração.
  • No quesito estilo, hoje em dia, é comum que os lustres se encaixem tanto no clássico  quanto ao contemporâneo;
  • Geralmente são usados em halls de entrada, salas de jantar ou de estar, onde podem ocupar espaços de destaque.

 

 PENDENTES

  • As luminárias pendentes descem do teto por fios elétricos ou cabos dependendo do peso;
  • São um charme a mais na decoração;
  • São ideais para iluminação de bancadas, mesas, mesas de refeições, mezaninos e laterais de cama.
  • Diferente do lustre, é uma peça que além de decorativa torna a iluminação mais funcional (por exemplo, em bancadas de refeições ou laterais de cama).
  • Disponível em vários tamanhos e modelos, os pendentes podem ser usados em vários ambientes e há versões desde os mais simples até os mais requintados.
  • Tanto no pendente quanto no lustre o soquete que recebe a lâmpada fica bem abaixo do teto, para criar um efeito diferente.

 SOBRE A COR DA LÂMPADA

Não adianta comprar a luminária perfeita e errar na escolha da lâmpada, a definição da cor da lâmpada também é muito importante e influencia bastante na decoração.

Por exemplo, lâmpadas amareladas são ideais para relaxar e são bem vindas em dormitórios e sala de tv, já as lâmpadas brancas são ideais  para campos de trabalho, então Home Office , Cozinha, Lavanderias e Banheiro precisam estar com a iluminação geral mais  clara, porém se você costuma se maquiar no banheiro é importante ter um pendente com luz amarela mais quente pra dar equilíbrio o pendente é o mais indicado, pois com essa luminária estando na altura ideal a luz vem frontalmente ao rosto, de maneira mais uniforme e assim toda a área a ser maquiada receberá a mesma quantidade de luz, fique bem atenta a essa questão, afinal ninguém quer sair por ai com a make super marcada, principalmente na hora de passar o blush.

Curtiu? Então fiquem ligados nas nossas Komfort Dicas, na próxima semana falaremos sobre Arandelas, Luminária de Mesa e Luminária de Chão.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar