Os 10 Fakes sobre decoração que sempre ouvimos.

 em Minha Casa

Hoje estamos aqui pra desmistificar alguns fakes sobre decoração, por anos a fio fomos modelados com proibições sobre isso ou aquilo. Vamos apurar o que de fato é verdade em tudo isso? Abaixo listamos 10 fakes sobre decoração que sempre ouvimos. Vamos Nessa!

1-Escolha somente um estilo!

Sempre ouvimos que ao decorar a nossa casa devemos escolher apenas um estilo, mas isso não é uma verdade absoluta, A mistura de estilos é sempre bem vinda, pois é exatamente isso que traduz a nossa personalidade  e trás vida ao ambiente, a regra é uma só, que sua casa tenha a sua cara e não que se pareça uma vitrine impessoal. Se inspirar em um estilo é interessante e bem vindo, mas tente fazer um mix entre um e outro, geralmente até três estilos são a sacada para o ambiente perfeito, assim temos a nossa personalidade impressa com equilíbrio e cautela.

 

2-Nunca misture as cores!

Existe um bloqueio das pessoas de que quando usamos uma paleta mais extensa de cores o ambiente fica pesado ou cafona, mas isso é uma inverdade, pois o uso de cores deixa o ambiente mais descontraído. Use e abuse de paleta de cores complementares e vibrantes, como por exemplo, o uso de azul e amarelo ou azul e laranja  que deixam o clima alegre e cheio de vida, claro que sempre com equilíbrio, para não tornar-se cansativo, mas adianto que a mistura de cores é bem vinda, sim Senhoras e Senhores!

 3-Cores escuras sempre diminuem o ambiente!

Outro mito, pois a cor nos dá a sensação que desejamos se atendermos a algumas regras básicas na proposta, por exemplo, tom escuro em apenas uma parede traz sensação de amplitude dando profundidade ao ambiente, dependendo da parede escolhida pode alongar o ambiente também, então cor escura pontual é bem super vida, só devemos ter cuidado com o excesso pra não impedir a penetração de luz natural e quando fizermos uma iluminação é interessante que seja pontual direcionada para essa parede, caso contrário ai realmente haverá uma diminuição considerável, Outra dica importante é quando optar por cor pigmentada  dar preferência parede de trás do sofá para não tornar o ambiente de tv cansativo.

 4-Os quadros devem ser sempre alinhados e na altura dos olhos!

Não, Nem sempre! Hoje em dia, não existe uma regra especifica, em exposições ou galerias de arte mais tradicionais, Sim segue a regra do quadro permaneces na altura do olhar, mas em exposições contemporâneas, empresas ou residências a ideia é ter um ambiente despojado e alegre  nesse caso os quadros e posters podem ficar  em varias posições, apoiados em mesas laterais, prateleiras e até mesmo no chão.  Já em uma parede especifica ou no corredor eles podem ocupar a parede inteira, posicionados aleatoriamente, formando uma composição simétrica ou assimétrica, a ideia é deixar o seu gosto impresso ali, seja com fotos ou obras de arte. Uma dica bem legal é cortar papel craft no tamanho das molduras e colar com fita adesiva pra ver como ficaria a composição e só após isso perfurar o local exato de cada quadro.

 

5-Nunca misture estampas!

Ouvimos sempre que as estampas devem ser iguais e nunca podemos misturar floral com geometria, isso é um equivoco, pois se a paleta de cor for em tom sobre tom ou predominar uma tonalidade especifica entre elas a harmonia é perfeita dando um ar de descontração e modernidade ao ambiente, geralmente esses misturas ficam bem em almofadas, mantas e tapete.

 

6-Plantas são somente na área externa!

A ideia da decoração contemporânea é sustentável, então se é sustentável tem que pensar no meio ambiente e a tradução real disso é usar o paisagismo como aliado. Seja em vasos, jardim suspenso ou vertical. É claro que existem espécies que precisam estar ao ar livre, pois necessita de luz solar, mas não significa que não seja possível criar um cantinho verde dentro do nosso lar e as plantas conhecidas como meia sombra, que são ideais para  areai interna por se adaptarem bem a espaços com luz difusa, uma dica é escolher as folhagens em verde escuro para jardim vertical além das Samambaias temos opções como Dinheirinho, Jiboia  que são perfeitas.

 7-Cozinha E Banheiro somente com piso frio, madeira nunca!

Que o piso frio tem fácil limpeza é fato, mas isso não significa que seja única opção para revestir essas áreas. E acredite a madeira é uma ótima opção que funciona muito bem quando recebe o tratamento e acabamento adequado. Além disso tem opções e varias tonalidades que aquecem deixando o ambiente aconchegante. Então sem essa de  só porcelanato na cozinha. Madeira Pode sim! Agora se você é do tipo que gosta de jogar agua e sabão constantemente na cozinha os pisos de madeira não são uma boa ideia. Nesse caso temos imitações  perfeitas de madeira em porcelanato que te darão o mesmo efeito visual sem danificar.

8-Todos os ambientes devem ser bem iluminados!

Não exatamente a iluminação deve ser equilibrada para não causar ofuscamento e lesão nas vistas, o ideal é que em áreas de trabalho como na cozinha e no banheiro a luz seja branca com iluminação bem distribuída e potente de acordo com o tamanho do ambiente, já em áreas de descanso, como o quarto e a sala de tv, o ideal é uma luz mais tranquila e amarelada para aquecer e relaxar.

9-Quando utilizamos mobiliários devem ter o mesmo modelo, tom ou textura!

Os móveis podem harmonizar, mas não necessariamente seguir o mesmo padrão, Existem projetos mais ousados onde utilizamos jogos de cadeira diferente, deixando um espaço bem descontraído e elegante que dá super certo. Mesas lateria podem ter formas ou cores diferentes, Madeira traz aconchego e é um elemento natural que pode e deve ser misturado, veios de madeira são  naturalmente belos então misturar é possível, preciso e bem vindo sempre.

 

10-Sofá de canto é ultrapassado!

Esse é uma afirmação que precisa ser desmistificada, sofá de canto não é ultrapassado, existem vários modelos desde os mais retos e sequinho, quantos os mais robustos, além dos modelos retrateis e os que vem acompanhado de puff na mesma padronagem de tecido. O que sempre devemos atentar é para real necessidade de ter um sofá de canto, já que ele necessita de um espaço considerável para ser posicionado sem obstruir circulação, e se de fato todos os assentos serão utilizados na maior parte do tempo, definido isso o Sofá de canto vem mostrando  que pode ser bem contemporâneo atendendo a necessidade real de quem o busca.

Curtiu? Continuem nos acompanhando, pois nossas Komfort Dicas são desenvolvidas pensando em solucionar todos os problemas pra que você tenha  o ambiente dos seus sonhos.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar