Decoração com Cobogó

 em Meu sofá, Minha Casa

Decoração com Cobogó? Afinal o que é Cobogó? Criado em 1929 por um grupo de engenheiros brasileiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is. O Cobogó nada mais é do que elementos vazados feitos de concreto, o nome da peça é, derivado da junção das primeiras letras dos sobrenomes do seus criadores que desenvolveram  a peça  inspirados pelos muxarabis que são elementos da arquitetura árabe.

Ai você pode estar se perguntando o que são muxarabis? Antes de você dar um Google salvaremos o seu dia, os muxarabis são treliças de madeira, que são utilizadas como fechamento de janelas e balcões, muito comuns nas construções da Índia e do Marrocos. 

CURIOSIDADE:

Embora não esteja explícito no Al Corão, a prática islâmica proíbe representações artísticas de qualquer elemento vivo. Isso porque a perfeição das criações divinas, supostamente, jamais poderia ser alcançada por mãos humanas. Exatamente por isso seus artistas se especializaram em formas geométricas e arabescos e os muxarabis podem ser vistos tanto em mesquitas como em objetos pessoais.

Voltemos  aos cobogós… Eles são peças muito utilizados na construção de paredes com a função separar o interior do exterior, possibilitando maior ventilação e luminosidade no imóvel, o que é ótimo inclusive para economia de energia, eles também são perfeitos para promover a separação e a integração dos espaços. O mais interessante é que além de ter essas funções tão importantes ele conota um efeito decorativo estético fantástico no ambiente. Exatamente por essa serie de benefícios os cobogós foram muito utilizados na década de 50. Eles voltaram com tudo sendo considerados uns dos queridinhos dos arquitetos e designes. Hoje, no mercado temos peças variadas com diferentes modelos, tamanhos, formatos, cores e texturas.

Antigamente os cobogós eram mais aplicados nas áreas externas das construções pelo fator luminosidade. Com o tempo, eles ganharam espaço nos interiores como divisórias de ambientes,  separando sala dois ambientes, cozinha americana,  lavanderias de cozinhas e até como painel nos dormitórios separando da área de banho ou closet. Hoje em dia existe também a ideia de usar o cobogó sobre a parede apenas como elemento decorativo, dando charme ao espaço, e assim eles reinam como uma deslumbrante escultura.  Com essa utilidade tão estética os cobogós que anteriormente eram de concreto, ganharam uma nova roupagem, sendo feitos em vidro, argila, porcelana e madeira, nos mais diversos formatos.

 ABAIXO ALGUNS MODELOS DE COBOGÓS PRA SE INSPIRAR E CRIAR.

     

E ai curtiu? Nada melhor do que projetar e suspirar no seu ambiente com uma criação linda, funcional e o melhor de tudo 100% brasileira.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar